Segunda-feira, 09 Abril 2018

Programa Hiperdia 2018 inicia em Porto Barreiro. Confira a programação

Com índices de mortalidade cada vez mais elevados, as doenças cardiovasculares alcançam números alarmantes e chamam a atenção para a importância de se adotar medidas de prevenção e controle dos fatores de risco que causam essas doenças, tais como hipertensão, diabetes, colesterol elevado, tabagismo, etilismo, estresse, obesidade e sedentarismo.

Atualmente, em torno de 300 mil pessoas morrem por ano no Brasil devido a doenças de coração, sem que tenham o primeiro atendimento. Manter uma dieta saudável (pobre em gorduras e em sal e rica em frutas e verduras), praticar exercícios físicos e evitar o estresse já é considerado um grande passo para evitar os problemas cardíacos.

E pensando nisso, a Secretária Municipal de Saúde de Porto Barreiro realiza o Programa Hiperdia, cujo objetivo é orientar para prevenir doenças e acompanhar as patologias já existentes evitando sequelas oferecendo melhor qualidade de vida à população. Durante os encontros nas comunidades, são realizadas palestras educativas com profissional médico, e enfermagem sobre os temas já citados, distribuição de medicamentos do Programa, ginástica laboral, atualização de carteirinha e verificação da pressão arterial.