Tera-feira, 11 Setembro 2018

Secretária de Saúde promove encontro visando combater o suicídio

A Secretaria de Saúde de Porto Barreiro, em parceria com o CAPS AD III de Guarapuava, promoveu na tarde desta terça-feira, 11, no auditório da prefeitura, um encontro referente ao Setembro Amarelo, mês mundial de prevenção do suicídio, iniciado em 2015, que visa sensibilizar e conscientizar a população sobre a questão. O alcoolismo também foi debatido, por se tratar de uma das maiores causas do transtorno.

O assunto que já foi tabu, ainda enfrenta grandes dificuldades na identificação de sinais, oferta e busca por ajuda, justamente pelos preconceitos e falta de informação. O suicídio mata 1 brasileiro a cada 45 minutos e 1 pessoa a cada 45 segundos em todo o mundo. Pelos números oficiais, são 32 brasileiros mortos por dia, taxa superior às vítimas da AIDS e da maioria dos tipos de câncer.

Segundo a Secretária de Saúde do município, Ednilce Rodacki, a melhor forma de se evitar um suicídio é através de diálogos e discussões que abordem o problema. “Durante todo o mês de setembro, ações são realizadas a fim de sensibilizar a população e os profissionais da área para os sintomas desse problema e para a saúde mental, fazendo-os entender que isso também é uma questão de saúde pública”, disse.

Depoimentos emocionantes dos participantes também contribuíram para o sucesso do evento.