Sexta-feira, 14 Setembro 2018

Agentes de Endemia Participam de Treinamento Sobre Doença de Chagas.

A Secretaria de Saúde de Porto Barreiro, com o apoio do Governo Municipal, organizou junto aos Agentes de Endemia e Agentes Comunitários de Saúde, um treinamento sobre as Doenças de Chagas e o seu transmissor. O evento foi realizado no auditório da prefeitura nesta quinta-feira (13) e contou com a presença de dois profissionais que fazem parte do grupo de entomologia da Regional de Saúde de Apucarana. Nesta oportunidade foram relatadas diversas situações pertinentes sobre assunto, bem como tirando dúvidas por parte dos agentes.
O Barbeiro é um bicho muito comum no Brasil, tanto em zonas rurais como em urbanas. São fáceis de conhecer pela sua cor preta ou cinza contendo manchas amarelas sobre o corpo, que variam muito de uma espécie para outra.
Para entender melhor, a Entomologia é a área de conhecimento da biologia que estuda os insetos e sua relação com o homem, às plantas e outros animais. A Entomologia está relacionada a diferentes áreas de conhecimento como a ecologia, a fisiologia, a genética, a taxonomia e também toxicologia, entre outras.
Na sequência foi realizado a instalação de alguns Pits (Posto de Informação de Triatomíneos), na região do Guarani do Cristo Rei, Porto Santana, Manaza e Sede. De acordo com a Secretária de Saúde do Município, Ednilce Rodacki, esses postos de informações são de extrema importância para o município e a população deve procurar um desses pontos diante de alguma situação que ofereça risco. “Se alguém encontrar um inseto transmissor da doença de chagas, no caso o bicho barbeiro, deve ser procurado imediatamente um desses postos para identificação e posteriormente encaminhado para a análise”, completou a secretária.